Ultimas Notícias
Animação baseada em Star Fox (abril 22, 2016 5:39 pm)
Trailer de Dragon Ball Fusions (abril 18, 2016 2:12 pm)
Novo trailer de Dark Souls 3 (abril 14, 2016 4:36 pm)
Dois novos comerciais de Star Fox Zero (abril 13, 2016 2:49 pm)

A Fantasia Final que salvou a Squaresoft

16 de abril de 2015
569 Visualizações

Final Fantasy é uma das séries mais consagradas hoje em dia com vários jogos lançados, spin off, filmes, animes e diversos produtos da marca e claro, milhões de unidades vendidas em todo o mundo.

Mas nem sempre foi assim. A Squaresoft (hoje Square Enix) teve uma má fase que quase resultou no fim da empresa.

1

Vamos ao começo. Em 1986 Nintendo e Enix haviam lançado The Legend of Zelda e Dragon’s Quest que foram sucesso imediatos ditando o gênero que ainda caminhava. A Square queria entrar neste mercado (RPG), mas seu momento financeiro não era bom e qualquer investimento seria de alto risco para empresa.

3

Loja Square Enix Store – Japão

Então entra em cena Hinorobu Sakaguchi com a missão de colocar a empresa no ramo dos RPGs. Segundo Hinorobu Sakaguchi, se não obtivesse sucesso a Square entraria com pedido de falência.

Essa era sua última tentativa e estavam colocando todos seus esforços neste novo jogo batizado de Fantasia Final, uma alusão a última tentativa.

A aposta final da Square Soft deu certo. Final Fantasy foi lançado para o NES em dezembro de 1987 e foi um sucesso absoluto de púbico e critica. O jogo ainda não tinha uma identidade própria já que era totalmente baseado em Dragon Quest que já era consagrado, mas isso não tirou o mérito da empresa já que o gênero ainda nascia por assim se dizer.

Para uma empresa que estava a beira da falência foi o ressurgimento de uma nova era. Com suas boas vendas a Square teve um momento financeiro melhor na qual permitiu dar sequência na série que foi se estabelecendo no mercado e criando sua própria identidade sendo referência para muitos outros RPGs que viriam pela frente.

4

E assim tudo começou, mesmo com mais de 20 anos, vários elementos do primeiro jogo ainda estão presentes na série. Como destaque, Final Fantasy sempre contou com uma história bem elaborada, trilha sonora excelente e personagens carismáticos sendo estes seus pilares.

Hoje acredita-se que a empresa vendeu mas de 70 milhões de unidades que comprovam seu triunfo. Da falência ao sucesso, a Fantasia Final foi a aposta certeira para empresa que esteve a beira da falência e hoje é referência para o mundo dos games.

Compartilhar
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Share On Linkedin
Share On Pinterest
Share On Reddit

Old gamer, apreciador de todas as plataformas com uma queda pela Nintendo. Horas vagas Rock & Games

  • rildek

    melhor rpg na minha humilde opiniao é e sempre será Final Fantasy Tactics de ps1

Mostrar opções
Esconder opções